"Qual o perfil de gestor que as empresas devem procurar? (...)“Os capazes de desenvolver e implementar conceitos bem definidos, que valorizem o negócio, o imóvel e as equipas”.
A especialista (da neoturis) explica que a gestão de espaços “além-quartos” passou a estar no centro das atenções e, hoje, as receitas de um hotel, não se medem apenas pela venda de quartos. “Seja pela criação de subscrições de serviços, oferta de retalho ou jantares à luz das velas em tipis, a economia da experiência aliada à criação de ambientes de lifestyle/híbridos tem atraído um novo fluxo de receitas para o turismo”, indica. E defende que os gestores devem saber fazer uma leitura correta das oportunidades e maximizar a exploração dos espaços disponíveis.
“Os ‘novos’ gestores querem-se criativos, auto-motivados e apaixonados, sem dispensa de um mindset analítico e orientado para resultados”, sublinha. E acrescenta que o sucesso de qualquer ideia passa pela também pela sua correta implementação e, para tal, as lideranças precisam de dominar as competências de gestão de projetos, assim como de coaching e técnicas de influência/persuasão.
Para Teresa Moreira, “são as lideranças que têm de se adaptar e não as equipas”. O que significa que as lideranças têm de ser capazes de conduzir o processo de integração da nova geração – que quer ter um papel mais ativo, tem elevada preparação escolar, é empreendedora e criativa, quer novos desafios e formação permanente – na organização, funcionando como “agentes transformadores através de uma gestão por conhecimento, e não por hierarquia”, explica. Ou seja, atuando de forma colaborativa para uma gestão de multitarefas, formando equipas com visões plurais, comunicando de forma aberta e informal, dando feedback e sabendo receber também, e propondo desafios e oportunidades de desenvolvimento.”